O que são sites one-page?
Site one-page, em tradução literal do nome original na língua inglesa para o português é: site de uma página. Só.
Sem “invencionices” e sem nenhum “massss“, o site one-page é um site projetado para conter em uma única e somente única página, todos os componentes interessantes e necessários.
Com base nessa definição um site one-page trará toda a informação carregada em uma única página, em módulos sequenciais, devidamente ordenados para dar ao usuário um entendimento progressivo do que se deseja passar ao visitante.
Antes de mais nada, no quesito responsividade, esse modelo de site tem uma grande vantagem para os dispositivos móveis. O carregamento costuma levar menos tempo e a formatação é mais fácil de se organizar e manter.
Costumam ser mais intuitivos – claro que isso requer que seja planejado assim – e são melhor aceito por público mais ocupado, que tem pressa de ir direto ao ponto.
Não é um site para conter informações diversas sobre a empresa, sobre os produtos ou serviços, parcerias, etc. É para ser enxuto, ser prático ao usuário.
Pode – e deve – tem um menu, normalmente na parte superior e as vezes replicado na parte inferior. Cliques nos itens deste menu, faz com que a página do site role automaticamente até a respectiva seção, sem a necessidade de ficar recarregando novamente a página, economizando bastante tempo e tornando dinâmica a experiência do usuário.
Nesse tipo de site, o one-page, todo o conteúdo que seria distribuídos em páginas separadas, como as páginas de Sobre, Serviços, Portfólio, Contato e outros, está listado modularmente um trecho abaixo do outro.
Todo o conteúdo está distribuído ao longo de uma mesma página e é acessado pela rolagem do mouse ou pelo clique nos links que levam direto ao trecho desejado.
O que não é um site one-page?
Existe beleza em um site one page e ele pode ser ideal para vários tipos de negócios. Porém é importante saber o que não é um site one-page.
Você não precisa de um conteúdo longo para montar um one page, ele pode ser mais organizado e direto, ideal para aqueles clientes que não gostam de muita “enrolação”. Isso vai gerar uma decisão muito mais rápida por parte do visitante, já que ele não precisa visitar outras páginas para conhecer o seu negócio.
Um site one-page não é uma landing page. Apesar de alguns autores e profissionais tentarem assimilar os dois tipos em um só, uma landing page tem características que a torna única.
Uma landing page além de ser específica para falar sobre um produto ou serviço, tem vida útil previamente determinada, normalmente vai ao ar antes do produto ou serviço existir e pouco após o lançamento, perde o sentido de existir.
Além disso, é focado em coletar leads ou obter pré-inscrição para cursos ou eventos e não tem menu ou “saída”.
Para saber mais sobre landing page, leia o artigo específico sobre elas e verá a diferença claramente.
Como criar uma one-page matadora?
Tudo começa por um bom planejamento, como todos os tipos de site. Um profissional competente lhe ajudará nessa jornada. É preciso utilizar algumas técnicas de brainstorm e de planejamento para alçar voo rumo ao objetivo.
Porém algumas dicas para uma one page matadora podem ser:
- Planejar muito bem o seu site. Baseando no motivo da sua existência. É para ser o primeiro site de sua empresa que ainda está estabelecendo/ ;
- Seja honesto e cativante no seu conteúdo. Não adianta querer contar histórias mirabolantes ou tentar transparecer algo que não é verdade. Use imagens reais ou pelo menos coerentes com a verdade. Não vá querer colocar uma foto de um edifício super moderno em Dubai com uma montagem de uma placa com o nome da sua empresa se sua empresa ainda está iniciando em home office.
- Procure ser clarona sua mensagem. Tendo em mente quem é o usuário que você procura, que irá consumir sua página, fale a língua dele. Sem exageros para evitar restringir muito a um nicho e perder eventuais possibilidades de negócio por conta do exagero.
- Deixe claro o que você está propondo como solução. Você deve mostrar que o seu negócio resolve problemas, como resolve, e dar ao seu visitante, a certeza de que ele está no lugar certo.
- Chamadas para ação (CTA – Call to Action). É necessário instigar seu cliente a clicar em um link, assistir a um vídeo, preencher um formulário, clicar no botão para falar com um atendente através de um chat ou do próprio whatsapp.
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